Central de Incêndio e Alarme
O sistema de detecção de incêndio é um conjunto de dispositivos de atuação automática destinados a detectar calor, fumaça ou chama e a atuar equipamentos de proteção e dispositivos de sinalização e alarme.
Proteger vidas e o patrimônio. Estas são as duas principais funções e de extrema importância de um sistema de detecção e alarme de incêndio.
A instalação desta solução é fundamental para condomínios e empresas de todos os portes que buscam ampliar a segurança dos ambientes e de seus funcionários. Inclusive, em todos os estados já é obrigatório o uso destes sistemas em espaços de grande aglomeração ou circulação de pessoas.
O sistema de detecção e alarme de incêndio é diferenciado pelo modo de operação e instalação e pode ser classificado como endereçável ou convencional. Para não errar na decisão, é preciso entender mais sobre o funcionamento e os critérios de instalação destes e o que atende a necessidade de cada caso e entender o funcionamento da solução como um todo. O processo de instalação, manutenção, testes e outras exigências deste sistema é regulamentado de acordo com a NBR 17240 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Além dessa normativa, existem outras portarias de órgãos normativos em conjunto com o Corpo de Bombeiros.